quinta-feira, 16 de julho de 2009

chegada do homem a lua

Em 20 de Julho de 1969 o astronauta americano Neil Armstrong, de 38 anos, entrou para a história como o primeiro homem a pisar a Lua e avistar a Terra de lá.

A bordo da nave Apolo XI, ele, Edwin Aldrin e Michael Collins aterraram na Lua após terem levantado voo em 16 de Julho do mesmo ano.

Como comandante da Apolo XI, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Durante duas horas e meia, os dois recolheram amostras do solo lunar, fizeram experiências e tiraram fotografias.

O mundo inteiro permaneceu em alerta naquele dia. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registaram o acontecimento. Estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas testemunharam, via satélite, a alunagem, considerada impossível tempos atrás. Muitos ainda hoje duvidam que tal facto tenha realmente acontecido, mesmo com tantas outras missões tripuladas que se lançaram no espaço, após Armstrong ter colocado o seu pé esquerdo, coberto pela bota azul, no chão fino e poroso do solo lunar.


"Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade" ("That's one small step for man, one giant leap for mankind"), frase dita pelo astronauta e ouvida no mundo inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário