segunda-feira, 29 de setembro de 2008

MÚSICA 80





























No rock, o punk se renova, mais acelerado e intenso (como no hardcore). O hard rock distribui-se em inúmeras vertentes (thrash metal, speed metal, black metal, etc.); surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves.
No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio. É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. As rádios apostam nos sucessos musicais desta década, editoras lançam coletâneas, e DJs abrem mão dos sucessos atuais para se especializar em "festas dos anos 80" (como é o caso de DJ Mind (Zé Luis), entre outros).
Dentre os artistas mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Madonna e Cyndi Lauper, um das principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso que a consagrou como rainha do pop, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Janet Jackson, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, entre outros.

O sucesso da MPB
No Brasil, consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 60) as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Titãs, RPM. A MPB consolidou a ampla preponderância das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se: Elis Regina, Simone, Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Gal Costa, Rita Lee, Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim e Gilberto Gil.
























FONTE:Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário