terça-feira, 30 de setembro de 2008

curiosidades 80 parte 2







Roll – Lançada em 1983. Primeira revista inteiramente de rock. Era escrita por quem escrevia de bandas e tinha abertura de espaço para as bandas nacionais que começavam a tocar nas rádios roqueiras. Acabou no fim da década.




Revista-Poster – Entre 1981/84. Lançada pela Somtrês diretamente para os rockeiros. Continha história,discografia completa e muitas fotos. Abrindo-a um super pôster. Lançamentos de maior sucesso:Queen,Kiss,Van Hallen,Led Zepellin,Gênesis,The Police e Rollingstones.Quem escrevia os textos em português era Paulo Ricardo Medeiros, futuro RPM.




Bizz – Disparado a de maior sucesso da década. Nascida em agosto de 1985 logo após o Rock in Rio. Reportagens nacionais e internacionais,análise de LP,seção de bandas novas e muito mais faziam parte. Além das edições regulares, fazia várias especiais como revistas-pôsteres, letras traduzidas e ídolos do rock.



]
Playboy – Reinou sozinha com a queda das concorrentes Status e Ele Ela. A revista com Hortência (do basquete) esgotou em sete dias. Em dez dias sumiu das bancas a de Luciana Vendramini (87). Dentre as capas mais marcantes da década estavam: Lucélia Santos (81), Xuxa (82), Luiza Brunet (86), Maitê Proença (87) e Luma de Oliveira (88).




Chiclete com Banana – Nasceu em 1985.As atrações, criadas e desenhadas pelo cartunista Angeli eram o punk Bob Cuspe, os hippies Wood e Stock, o egocêntrico Walter Ego,a dupla infernal dos Skrotinhos e a Rê Bordosa (vodka,cigarro,sexo e badalações). Chegou a vender 110 mil exemplares.Acabou no fim da década.




Feliz Ano Velho – Lançado em novembro de 1982. Relato autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. Ficou mais de 80 semanas na lista dos dez mais vendidos.Acabou virando filme.




Eu Cristiane F. 13 anos, drogada e prostituída – Biografia da adolescente alemã de 13 anos que se prostituía para comprar heroína. Lançado em 1982 virando best-seller instantaneamente. Escrito por Kai Hermann e Horst Hieck.Virou filme no mesmo ano. O nome de Cristiane era Vera Cristiane Felscherinow. Quinze anos após o lançamento do livro, Cristiane teve um filho.




Escritores/Teatro/Plásticas/– Em Blumenau acontecia a APEI (associação dos poetas e escritores independentes) que tinha entre seus integrantes Dança Fabrício Wolff (um dos fundadores do Clube), Rosane Magaly e Tânia Rodrigues; no teatro figuras conhecidas agitavam:Alexandre Venera, Pepe Sedrez, Silvinho, Carlos Jardim (no infantil). Alunos do colégio Pedro II lançaram o grupo TuVão em 86 (vencedor do Festival Bradesco). Entre os atores: Luis Loewen (atual micro empresário), Gio Moroska(locutor), Tubarão(gerente de loja), Osmar Mazzo (designer), Nico Wolff (um dos fundadores do Clube), Cinara (advogada), Rosely (professora) entre outros. Nas artes plásticas alguns destaques para: Ligya Neves, Roy Kelermann, Tadeu Bitencourt, Telomar Florêncio. Dança ficou com o Teatro Carlos Gomes (Pró Dança).






fonte>clube 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário