quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Grupos culturais de Parelhas
























FECAP:UMA HISTÓRIA DE RESGATE E VALORIZAÇÃO DOS GRUPOS CULTURAIS DE PARELHAS

Idealizado há 12 anos pelos educadores Espedito Cardoso e Helena Meira,juntamente com outros colaboradores o FECAP- FESTIVAL CULTURAL ARTISTICO DE PARELHAS torno-se uma referência quando se trata em cultura em Parelhas e região.
Realizado todos os anos no ginásio de esportes Ovidio Dantas,local de grandes acontecimentos e palco de grupos e artistas,onde todos tem a oportunidade de mostrar seus valores e ambos teram uma noite dedicadas aos mesmos.
Abordando sempre temas da campanha da fraternidade,os grupos expõem toda sua criatividade e executam um trabalho realizado durante todo o ano de preparação.
Por mais de uma década Parelhas viu nascer grupos culturais que é orgulho para todos nós,que são lembrados e aplaudidos pela qualidade e profissionalismo,grupos como o "BRILHO DE ESTRELAS" do caic com o seu inesquecivel TANGO, "MF BOYS","COMPANHIA DE TEATRO E DANÇA SERVOS DA ARTE",grupo "CORPO EM CENA","SÓ DANÇA DO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO",'"ARTE NA DANÇA DO BARÃO DO RIO BRANCO" e dentre outros que jamais sairão de nossa memória.
Há aqueles que com muita coragem permanecem na luta e tem o reconhecimento do público, o grupo de dança "BRASILEIRINHOS MULTI-MISTURA da escola Arnaldo bezerra,que já perteceu a escola Felipe Bittencourt e que hoje é um patrimônio do municipio ,se apresenta em todos os eventos no municipio e em outras cidades,conhecido pelo figurino e coriografias muito bem acabadas e perfeita apresentação o grupo é veterano no Fecap sendo campeão po 4 vezes,inclusive no último realizado em Janeiro de 2008.

Parelhas tambem é destaque na época junina com suas quadrilhas estilizadas:"ARRAIÁ ESTRELA NORDESTINA "que traz em seu pouco tempo de existência varios titulos como campeã do Fecap 2002,finalista nos concursos de Currais novos e Cruzeta e por duas vezes classificada entre as 30 melhores quadrilhas do estado na Inte tv cabugi.nos anos de 2005 e 2007,e o "ARRAIÁ BRILHO DO SERTÃO" que conquista o público com seus temas diferentes e criativos,finalista em Curriais novos e primeiro lugar no concurso da tv ponta negra,destaque tambem para o ano de 2006 com tema "circo no são joão".

PIONEIRISMO E ARTE TEATRAL

Juntamente com o Fecap,surgiu no ano de 1996 o grupo de teatro "SONHO DE IGUALDADE",antes formados por alunos da escola municipal Inácio Miranda no bairro são sebastião.
O grupo segue sempre em transformação,abordando temas em sua peças teatrais que levam sempre mensagens e presta serviço a comunidade,teve sua primeira formação pelos jovens: Antônio,Fatima Souza,Erinaldo,dentre outros.
o grupo atualmente tem na coordenação dos jovens Josivan Alves e Jeane Azevedo, compaheiros e colaboradores Rozenilda,Fraciane,Lucileide, Roberto,Aldo e parceiros,claro contando sempre com o auxilio pioneiro da professora Helena Meira.


ASSOCIAÇÕES DE CULTURA

Do movimento do Fecap foi criada a ADECAP- ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL ARTISTICO DE PARELHAS que tem como presidente a pedagoga Jeane Azevedo,a mesma surgiu para fortalecer ainda mais a arte parelhense ,dando suporte nos projetos enviados aos orgão públicos e privados.

ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA AMIGOS DA CASA DE CULTURA PALÁCIO FLORÊNCIO LUCIANO que tem a frente a professora Helena Meira e artistas de diversas áreas da cultura,seu objetivo e´manter viva a chama da cultura em Parelhas,a associação almeja conquistar o tão sonhado ponto de cultura,investimento do governo federal e estadual em parceria com a fundação José Augusto.


Observação: o Fecap é um evento realizado por artistas e parceiros como o comercio e intidades não governamentais,voluntarios que á anos com muito esforço fazem acontecer omencionado festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário