sábado, 23 de maio de 2009

Paixão nordestina,musicas 2009


Abertura (entrada da quadrilha)
letra e melodia:Josivan Alves


Sou de barro, sou de barro.
Vitalino,ele me fez
Foi de barro, foi de barro.
Fez seu povo, fez vocês.

Boa noite minha gente
Da licença de contar
A historia de nós todos
Na arte popular
Vitalino é a historia
Que faz todos se orgulhar
Era uma vez no sertão
Assim começo a contar...

noite maior ( os noivos a cavalo)
letra e melodia:Josivan Alves


Hoje é noite maior
Minha quadrilha está em festa
Pois é noite de São João
Com devoção veja a alegria em minha testa

Com as benções do luar
Com o calor dessa fogueira
Quero meu sonho realizar
De me casar e ser feliz á vida inteira

Eu sou quadrilha ,Meu amor venha ligeiro
Quero ser o pioneiro a dançar comtigo uma partida de forró
Quero entregar meu amor,abençoado por senhor
Vou me casar no seridó

Vem cá meu povo,como é bom está de novo
A cultura eu canto e louvo
Venho todos convidar

É festa de casamento e nesse exato momento
Os noivos vão se casar



Despedida ( o adeus dos bonecos)
letra e melodia: Josivan Alves


Chegou, chegou
Chegou, chegou a nossa hora.
Ó triagueiro diga adeus e vamos embora

Vou-me embora, mas levo muita satisfação.
Um orgulho danado de morar no sertão
Um adeus, um abraço.
E um lindo sorriso
E a certeza de ter em você um amigo

Chegou, chegou
Chegou, chegou a nossa hora.
Ó zabumbeiro diga adeus e vamos embora

Um adeus da cultura, dos bonecos sabidos.
Um adeus vitalino,nunca foi esquecido
Um adeus de nós todos
Nesse mundo querido
E a certeza deter em você um amigo

Chegou, chegou
Chegou, chegou a nossa hora.
Ó sanfoneiro diga adeus e vamos embora

Chegou, chegou
Chegou, chegou a nossa hora.
Ó marcador diga adeus e vamos embora




Divindade (saudação ao público)
letra e melodia: Josivan Alves

É são João,é são João
Nossa quadrilha saúda todos com emoção

Sou Pernambuco
Potiguar, eu sou de barro
Sou oratório,uma prece a são José
No meu peito guardo grito de esperança
E da quadrilha do suor eu ponho fé
Fé no divino
Em procissão,em procissão eu sigo a pé
E ser ouvidos,abençoados seja o que Deus quiser

É são João,é são João
Nossa quadrilha saúda todos com emoção

Sou cancioneiro
Balance,sou vitalino
Sou seridó
Sou feira livre,eu sou sertão

Eu sou a arte em barro
Sou um centenário
Eu sou imagem em Deus
Eu sou a perfeição

É são João,é são João
Nossa quadrilha saúda todos com emoção



Chama maior (saudação a rainha do fogo)
letra e melodia: Josivan Alves

Vem girando minha rainha
Gira como um carrossel
Vem na chama da fogueira
Vem trazer são João do céu

Gira,gira,gira mundo
Gira ,gira sem parar
Abram alas minha gente
Que a rainha vai passar

Festa junina é tradição
Tão linda e radiante lhe saudamos com emoção
E mundo gira ó graciosa
Vem de dançando,vem sorrindo
Vem de longe, vem ouvindo
Zabumba é teu coração

Gira,gira....

Vem minha rainha do fogo,do fogo
Eis arte popular
Sou povo,sou povo
Viemos lhe saudar de novo,de novo
Eis arte popular
Sou povo,sou povo



Feira livre nossa tradição

letra e melodia: Josivan Alves

O que que tem na feira livre
Que eu possa comprar?
Pois a A PAIXÃO NORDESTINA
Ao povo vai falar

Ô menino levado
Me traz um recado
Para o povo de lá
Essa gente da feira
Que a luta é a bandeira
Que se faz madrugar
Que traz as verduras,
Frutas e rapadura,
Farinha muncuzá

Pois minha gente acredite
É dia de feira livre
No meio do arraia
Pois minha gente acredite
É dia de feira livre
No meio do arraia

Batata doce,
Mandioca,ovo cru,
Fumo de rolo,palma de mandacaru,
Tem gente esperta
E gente besta pra chuchu
E um bêbado caindo
A ele o nosso uuuuuu

Não vaia não minha quadrilha
Pois é noite de são joão
O povo ta animado
Vitalino lembrado
O famoso artesão
Vamos todos pra feira
Lá tem muita opção
Ô sertanejo da gema
Resgatar é lema
É nossa tradição

Paiiiixão
Nor-des-ti-na


Essa é minha quadrilha
Uma alegria sem fim
Que armou sua barraca
Onde a fé é sua marca
É um orgulho pra mim
Que vende um sonho de barro
Meu junino sagrado
Meu senhor do bom fim
Ô meu junino sagrado
Meus bonecos de barro
O meu grito é assim



A façanha de lampião na feira de Caruaru (cordel cantado)
Autor: Oberdan Bezerra


Lá vem,lá vem lampião cuspido fogo
Com sua tropa ele vem amendrontar
E vitalino sabendo de sua ameaça
Corre pra sua barraca
Pra sua imagem formar

Ê,ê lampião
Ê,ê lampião

E lampião entra em caruaru
E aleijado correndo sem parar
E na calçada o povo todo gritando
Os cabras froxos chorando
Com medo de apanhar


Ê,ê lampião
Ê,ê lampião

A policia chegou
Lampião se armou
E um cego avistou os tiros que começou
O sol se escondeu
A lua desapareceu
A estrela mais bonita do céu desapareceu



Ê,ê lampião
Ê,ê lampião

Essa história quem contou
Foi um velho amigo meu
Vitalino só escapou
Porque lampião gostou
De ver um boneco seu

Ê,ê lampião
Ê,ê lampião


hoje em Caruaru
vitalino é lembrado
pelos bonecos de barro que famoso inté nosul
de tudo que há na terra
tem lá em caruaru

êê lampião

essa historia minha gente
é pura imaginação
são os versos populares que povoam meu sertão
mas foi aqui no oeste
que expulsamos essa peste
Mossoró resistiu a lampião

êê Mossoró




Romaria

Vamos nessa penitencia
Em louvor e devoção
Ao meu padim padre ciço
Milagreiro do meu sertão

Meu padim fez uma viajem
Foi deixou juazeiro sozinho
Meu padim padre ciço
Que é santo depois de sua morte
Meu padim padre ciço
Estou indo a juazeiro do norte


ORAÇÃO

Ó SAGRADA PENITENCIA
ABENÇOE ESSA LUZ QUE ME ILUMIA
PARA QUE EM LOUVOR AOS SANTOS QUERIDOS
POSSAMOS REZAR COM ALEGRIA
AMEM




Nenhum comentário:

Postar um comentário