domingo, 29 de março de 2009

VIVA A ARTE


27 DE MARÇO DIA DO TEATRO E DO CIRCO

GRUPO BAÚ NORDESTINO DE ARTE

CONTATO (84) 9959-1642

PARELHAS-RN

segunda-feira, 16 de março de 2009

adeus Dr. Ulisses potiguar


morre aos 83 anos oex deputado estadual,federal,suplente de senador ulisses bezerra potiguar

tambem conhecedor da história do seridó.

fiz essa homenagem:


Reverência

Há um Ulisses,
Um potiguar,
Uma história,
Uma Parelhas recontada,
Alma de sertanejo encarnada,
Um seridó de memória

Há um vasto tempo,
Um rio,
Um acauã,
Um passado presente
Com cara de povo-gente,
Um novo amanhã

Há no peito um nobre e forte coração
Que pulsa intensamente
Enraizado nessa nossa terra ventre
Brotando amor a esse chão.

Há também um aspirante
Metido a admirador,
Um quase poeta andante
Que é da terra com amor,
Que faz essa homenagem merecida
A vós Ulisses, potiguar,doutor
.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O 14 DE MARÇO


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.


Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

o que é posia?


Poesia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.
Gêneros poéticos
Os gêneros de poesia permitem uma classificação dos poemas conforme suas características. Por exemplo, o poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, grandiloqüente, aborda temas como a guerra ou outras situações extremas. Dentro do genéro épico, destaca-se a epopéia. Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional. Poesia é a expressão um sentimento, como por exemplo o amor. Vários poemas falam de amor. O poema é o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma.
Definição sucinta de poesia: é a arte de exprimir sentimentos por meio da palavra ritmada. Essa definição torna-se insuficiente quando se volta o olhar para a poesia social, a política ou a metapoesia. Com o advento da poesia concreta, o próprio ritmo da palavra foi anulado como definição de poesia, valorizando mais o sentido. O poema passa a ter função de exprimir sucintamente e entre linhas o pensamento do eu-lírico. A narrativa também pode fazer isso, mas a maioria dos poemas, com exceção dos épicos, não se baseia num enredo. A mensagem do autor é muito mais importante do que a compreensão de algum fato.

......................................................................................................................................................................


A um passarinho


Para que vieste

Na minha janela

Meter o nariz?

Se foi por um verso

Não sou mais poeta

Ando tão feliz!

Se é para uma prosa

Não sou Anchieta

Nem venho de Assis.
Deixa-te de histórias

Some-te daqui!


Vinicius de Moraes

quarta-feira, 4 de março de 2009

apaixona-se











Surge na cidade de Parelhas a revelação dos festejos juninos,o grupo: PAIXÃO NORDESTINA,que já iniciou sua maratona de ensaios.
Após muitas conversas as quadrilhas arraia Brilho do Sertão e Estrela nordestina se uniram em prol da fortificação do movimento,alem dos arraiais citados o grupo Só dança também aderiu a união.
O grupo cultural que atualmente tem mais de 80 componentes,terá o apoio total da prefeitura do município,do comercio e de profissionais ligados á área de decoração,designer,costura e artistas local.
Os ensaios começarão nesse dia 04/03/09.

Aqui fica a história desses grupos que tanto deu orgulho ao povo parelhense e dou boas vindas á PAIXÃO NORDESTINA.

APAIXONE-SEPOR ELA!